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A MEDICINA DO TRABALHO E SUA COLABORAÇÃO AOS FUNCIONÁRIOS
A medicina do trabalho, que também pode ser conhecida como medicina ocupacional, é um ramo médico que tem como finalidade promover segurança e cuidados aos trabalhadores de uma determinada empresa. Dentre os serviços que compreendem a medicina do trabalho está a conservação da salubridade e higiene nos ambientes de trabalho, assim como, a saúde física e psicológica dos funcionários e a utilização de equipamentos que promovam maior prevenção contra acidentes em determinados modelos de trabalho.
A medicina do trabalho, portanto, consiste em uma série de medidas que promovem mais saúde e segurança aos trabalhadores de uma empresa. Essas normas estão previstas em lei, estipuladas por órgãos competentes e de seguimento obrigatório por parte das empresas.
Os exames admissionais e demissionais que são comuns de serem realizados por empresas quando um determinado profissional é admitido ou demitido, por exemplo, é uma das atividades previstas na medicina ocupacional, que tem a finalidade de certificar que esse trabalhador está entrando ou saindo da empresa com a saúde em plenas condições.
Os profissionais que desenvolvem a medicina do trabalho nas organizações são profissionais especializados no segmento, como médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros. Todos com formações específicas para certificar aos trabalhadores um atendimento de qualidade, como o previsto na legislação da medicina do trabalho.
Destaca-se, inclusive, que esses profissionais podem ser terceirizados, ou seja, profissionais de empresas especializadas em medicina do trabalho que são alocados nas organizações que a contratam.
COMPETÊNCIA DA MEDICINA DO TRABALHO DA SOUCARE SAÚDE ORGANIZACIONAL UNIFICADA
Com ampla experiência na área de medicina do trabalho e segurança no trabalho, a SOUCARE Saúde Organizacional Unificada é uma das empresas reconhecidas por oferecer um time de profissionais especializados na prestação dos seus serviços.
Os colaboradores da SOUCARE Saúde Organizacional Unificada estão aptos para compreender cada modelo de negócio e, a partir daí, desenvolver serviços específicos que mantenham a empresa em conformidade à legislação e, sobretudo, garantam total segurança aos colaboradores. Atualmente, a SOUCARE Saúde Organizacional Unificada orgulha-se em cuidar de mais de 53.000 vidas em todo o território nacional.
Dessa maneira, além dos exames ocupacionais em clínicas, bem como parceiros profissionais e preparados, é essencial para qualquer empresa contar com os serviços de gestão ocupacional que contemplam:
- Agendamento de exames ocupacionais;
- Realização dos exames;
- Monitoramento da realização dos exames;
- Lançamento das informações dos exames em software eletrônico adequado ao eSocial;
- Registro de todas as informações em prontuário eletrônico adequado;
- Liberação das informações eletrônicas no layout do eSocial;
- Controle de prazos;
- Registro físico dos documentos.
Sem a realização de forma eficiente e correta dessas atividades, os exames clínicos e ASO podem ser perdidos ou fornecidos de forma equivocada, acarretando em penalidades à empresa que contrata esses serviços.