R. Borges Lagoa, 913 - 102 - São Paulo-SP 11 3388-9933

ANS disponibiliza informações específicas sobre combate ao Aedes

Gostou? compartilhe!

ANS disponibiliza informações específicas sobre combate ao Aedes

Saiba mais sobre ANS disponibiliza informações específicas sobre combate ao Aedes

A Agência Nacional de Saúde Suplementar publicou hoje (25/02), em seu portal na internet, uma página específica para divulgar informações sobre prevenção e combate ao Aedes aegypti e as doenças transmitidas e/ou relacionadas ao mosquito – dengue, febre chikungunya e microcefalia (associada ao vírus zika). O material segue as orientações e diretrizes do Ministério da Saúde e contém dados relacionados ao setor de saúde suplementar – incluindo ações que estão sendo executadas pelas operadoras de planos de saúde para enfrentamento da emergência em saúde causada pelo surto de microcefalia.

A ferramenta ajuda a disseminar, de forma concisa e em linguagem acessível, informações confiáveis e relevantes para os profissionais de saúde e a população em geral. A página está organizada em quatro seções: combate ao Aedes aegypti, onde são disponibilizadas informações gerais sobre prevenção e combate ao mosquito; orientações às gestantes; saúde suplementar, área que concentra dados relacionados especificamente sobre o setor, incluindo ações realizadas pelas operadoras; e profissionais e gestores, onde podem ser encontrados os protocolos e diretrizes para notificação e atendimento dos casos de microcefalia.

Na página, o internauta também pode acessar as principais notícias divulgadas pelo Ministério da Saúde e ANS sobre o tema. Esta seção será atualizada diariamente.

Prevenção e combate

Mobilização nacional contra o Aedes aegypti e a microcefalia

O mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, ficou mais forte e agora também transmite chikungunya e zika, que pode causar microcefalia em bebês. Essa situação, associada à capacidade de alta propagação do mosquito, levou o Ministério da Saúde a declarar Situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e reforça a importância de eliminar os criadouros do mosquito.

Em uma ação emergencial para conter novos casos de microcefalia, oferecer suporte às gestantes e aos bebês e intensificar as ações de combate ao mosquito, o governo criou o Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. Diferentes ministérios e órgãos públicos federais estão trabalhando conjuntamente, em parceria com estados e municípios. É uma luta que precisa do envolvimento de todos os setores da sociedade.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também está engajada nas ações, mobilizando as operadoras de planos de saúde e os prestadores de serviços de saúde para que participem e desenvolvam medidas próprias, participando do combate e prevenção ao mosquito e ajudando a disseminar as informações à sociedade.

Saiba mais sobre o Plano Nacional de Enfrentamento

Combate ao Aedes aegypti – www.ans.gov.br/prevencao-e-combate/combate-ao-mosquito-aedes-aegypti

Orientações às gestantes – www.ans.gov.br/prevencao-e-combate/orientacoes-as-gestantes

Saúde Suplementar – www.ans.gov.br/prevencao-e-combate/saude-suplementar

Profissionais e gestores – www.ans.gov.br/prevencao-e-combate/profissionais-e-gestores

Fonte: ANS



Gostou? compartilhe!