R. Borges Lagoa, 913 - 102 - São Paulo-SP 11 3388-9933

Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Gostou? compartilhe!

Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Saiba mais sobre Cartão Nacional de Saúde (CNS)

Com a finalidade de esclarecer as principais dúvidas das operadoras sobre as regras de cadastramento dos beneficiários de planos de saúde na base de dados do Cartão Nacional de Saúde (CNS), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) elaborou uma relação de Perguntas & Respostas.

1) O que é o projeto CARTÃO NACIONAL DE SAÚDE (CNS)?

É um projeto criado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo a construção de uma base nacional de informações para a saúde no Brasil, com identificação dos indivíduos, independentemente de sua cobertura pela saúde suplementar. O número do CNS servirá como elo para vinculação entre usuário, profissional, serviço e resultado.

2) Qual é o papel da Agência Nacional de Saúde Suplementar nesse projeto?

Garantir o cadastramento dos beneficiários de planos de saúde na base de dados do CNS, visando identificá-los como parte da população brasileira que também tem acesso ao Sistema Único de Saúde – SUS.

A Agência possui, ainda, um papel de intermediador junto ao Ministério da Saúde, no estabelecimento de regras e especificação de soluções que atendam às especificidades do setor suplementar.

3) Quais os meios disponíveis para a consulta do CNS?

Atualmente o Ministério da Saúde disponibiliza três formas de consulta do número do CNS. São elas:

  • –  O aplicativo CADSUS WEB, que possibilita consultas e cadastro individuais;
  • –  O aplicativo CADSUS STAND ALONE, ferramenta off line que permite a consulta em 
    lote. O aplicativo e a documentação estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: http://ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-da- operadora/aplicativos-ans (clicar em SIB);
  • –  A integração ao Barramento SOA, tecnologia que torna viável a consulta on line de grandes volumes de registros.

Sobre o Cartão Nacional de Saúde

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um projeto criado pelo Ministério da Saúde que tem como objetivo construir uma base nacional de informações para a saúde no Brasil, com identificação dos indivíduos, independentemente de sua cobertura pela saúde suplementar. O número do CNS servirá como elo para vinculação entre usuário, profissional, serviço e resultado. A ANS possui papel de intermediador junto ao Ministério da Saúde, no estabelecimento de regras e definição de soluções que atendam às especificidades do setor suplementar.

Fonte: ANS 31/12/2015



Gostou? compartilhe!