R. Borges Lagoa, 913 - 102 - São Paulo-SP 11 3388-9933

Ergonomia previna Acidentes

Gostou? compartilhe!

Ergonomia previna Acidentes

Saiba mais sobre Ergonomia previna Acidentes

São inúmeros os acidentes originários de más condições ergonômicas. A adequação ergonômica dos ambientes profissionais não é só fundamental para a melhora das condições de trabalho, como também para a redução de acidentes.

Mais que isso, trata-se de obrigação legal prevista na NR-17, que tem como objetivo estabelecer as diretrizes de segurança, saúde, conforto e desempenho eficiente das atividades profissionais em relação às características psico-fisiológicas dos trabalhadores e condições ambientais.

Ela ainda trata da aplicação prática da ergonomia no ambiente laboral, considerando a conscientização dos funcionários por meio de treinamentos e da concepção e aperfeiçoamento dos programas de ergonomia.

A partir de uma análise ergonômica é possível avaliar as possíveis relações existentes entre as condições de trabalho e quadros de doenças, acidentes e produtividade do trabalhador, tudo conforme determina a lei.

E independente do porte da empresa e do número de funcionários, a aplicação da NR-17 é obrigatória. É importante, portanto, que as empresas estejam atentas quanto à fiscalização, que deverá aumentar, uma vez que as condições de exposição dos trabalhadores a fatores de possível adoecimento e acidente, devem ser informadas no eSocial, inclusive no que se refere à ergonomia.

Fonte: Newsletter Ancona Lopez Engenharia



Gostou? compartilhe!